quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Negócio da China: Antonella pede demissão do escritório


Desde que assumiu com unhas e dentes a defesa de Maralanis e Edmar no caso Edmarzinho, Antonella virou uma pedra no sapato de Alaor. Afinal de contas, ele sabe do talento da advogada e teme perder a guarda de seu filho. Por isso mesmo, ele não hesita em colocar a noiva, Matilde, contra a exemplar funcionária do escritório de seu pai.

Em uma conversa pretensamente informal, Alaor conta para Matilde que Antonella o chamou de encostado e a herdeira de Evandro, como era de se imaginar, parte como uma fera para cima da jovem. As duas têm uma discussão feia e Antonella garante que, caso Matilde continue a atrapalhar seu caminho, vai usar tudo que sabe sobre Alaor nos tribunais.

Assustada com a ameaça, Matilde diz que a carinha de anjo da colega de escritório nunca a enganou e que sabe muito bem que, por ser filha de Mauro e Joelma, é impossível que ela tenha um bom caráter... A jovem advogada percebe que não adianta discutir e vai direto para a sala do patrão, disposta a pedir sua demissão.

É claro que Evandro fica perplexo com a decisão e conta que sempre treinou a menina para que um dia ela se tornasse presidente do escritório. Mas todos os argumentos do advogado não surtem efeito e Antonella, mesmo assim, pede demissão.

E agora, será que ela vai continuar no caso Edmarzinho defendendo Maralanis? Fique ligado, as cenas estão previstas para ir ao ar no sábado, dia 10.

Caminho das Índias estreia com 12 capítulos gravados


A novela Caminho das Índias, de Glória Perez, estreia no dia 19. E a direção da emissora está tranquila. A trama vai substituir A Favorita com 12 capítulos interaimente gravados e editados, prontos para ir ao ar, e, segundo a coluna Canal 1, cenas gravadas até o capítulo 18.

Uma boa frente, mas que dá a facilidade da Globo antecipar mudanças na novela caso haja rejeição do telespectador.

TRILHA SONORA: Eu Prometo

Trilha Sonora Nacional



01. VOCÊ É LINDA - Caetano Veloso (tema de Lucas e Kelly)
02. NAMORO DE GATO - Sérgio Sá (tema de Helô e Joca)
03. ESTRANHAS MANEIRAS - Joanna
04. FELIZ - Gonzaguinha
05. 14 ANOS - Nara Leão
06. MENINO - Milton Nascimento (tema de Justo)
07. PROMESSAS - Fafá de Belém (tema de abertura)
08. AMOR AVENTUREIRO - Cláudio Nucci
09. TUDO QUE EU QUERO (TRANQUILO) - Ritchie
10. MASCULINO FEMININO - Pepeu Gomes (tema de Tetê)
11. AS APARÊNCIAS ENGANAM - Elis Regina (tema de Darlene)
12. CHOCOLATE E MEL - Fred (tema de Serrinha)
13. ADORAÇÃO - Telma Costa
14. NOS BAILES DA VIDA - César Camargo Mariano (tema de Reny e Mário José)


AS APARÊNCIAS ENGANAM - Elis Regina


Trilha Sonora Internacional



01. TONIGHT I CELEBRATE MY LOVE - Roberta Flack & Peabo Bryson (tema de Lucas e Kelly)
02. WRAP YOUR ARMS AROUND ME - Agnetha Faltskog
03. TELEPHONE (LONG DISTANCE LOVE AFFAIR) - Sheena Easton
04. SOUVENIR - O.M.D. (tema de Lucas e Kelly)
05. VAMOS A LA PLAYA - Righiera
06. MIRACLES - Stacy Lattisaw (tema de Conrado e Adriana)
07. BUILD UP BUTTERCUP - Torch
08. PUTTIN' ON THE RITZ - Taco (tema de Juvenal)
09. ALL TIME HIGH - Rita Coolidge
10. NO SEE NO CRY - Chaka Khan
11. MY LOVE - Lionel Ritchie (tema de Darlene)
12. I LIKE CHOPIN - Gazeta
13. I CAN HEAR YOUR HEARTBEAT - Chris Rea
14. PRETENDING - Freddy Cole & Shelia Richards


VAMOS A LA PLAYA - Righiera

Taís Araújo se mostra ansiosa para viver Helena em novela de Manoel Carlos


As notícias de que Taís Araújo seria a próxima Helena de Manoel Carlos se espalharam nas últimas semanas e recentemente foram confirmadas. A atriz, que ainda está trabalhando na reta final de A Favorita , mostra-se ansiosa e emocionada para voltar à novela das 8 como protagonista.

Segundo o jornal Extra, Taís confessa ter rezado muito assim que viu os primeiros boatos sairem, clamando para que se tornassem realidade. Em uma entrevista, a atriz preferiu se manter cautelosa, mas não escondeu sua satisfação com o convite. Ela ainda acrescenta que sabe do peso e da importância que uma novela das 8 tem e que se jogará de cabeça após aproveitar merecidas férias em Paris.

Enquanto aguarda suas férias começarem, Taís grava os últimos momentos da mimada Alícia. A artista plástica passou por uma reviravolta em A Favorita, e de fútil passou a se tornar mais humana e deverá terminar ao lado do cantor Cassiano (Thiago Rodrigues).

A Favorita: Catarina baterá em Leo e impedirá que ele estupre Stela


Em "A favorita", Leo (Jackson Antunes) vai tentar estuprar Stela (Paula Burlamaqui), mas a dona do restaurante de Triunfo será salva por Catarina (Lilia Cabral). Stela vai tomar um banho de rio, quando Leo aparecerá e começará a agarrá-la. Nessa hora, Catarina chegará e, para deter Leo, lhe dará uma pancada na cabeça. Depois ele irá preso.

Apesar de estar namorando Vanderlei (Alexandre Nero), a personagem de Lilia Cabral poderá acabar não se casando com ele, e, sim, terminar sozinha.

Veja as audiências desta Quarta (07/01)


De acordo com os números prévios desta quarta-feira (07/01), a novela "A Favorita", no capítulo que Flora (Patrícia Pillar) descobre a farsa de Donatela (Claudia Raia), conquistou excelentes índices de audiência. A trama de João Emanuel Carneiro fechou a noite com uma média de 47 pontos. É bem provável que no consolidado essa média aumente.

Ainda na Globo, "Maysa - Quando Fala o Coração" mantém a audiência em alta. A minissérie fechou o terceiro capítulo com uma média de 28 pontos.

Os últimos capítulos da novela da Globo estão prejudicando os índices de "Os Mutantes - Caminhos do Coração", da Record. A segunda temporada da saga dos mutantes fechou a noite com uma média de 10,5 pontos. Enquanto isto, "Chamas da Vida" segue mantendo uma média de 15 pontos e a vice liderança isolada do horário.

No SBT, a última semana de "Pantanal" mantém a terceira colocação com uma média de 11 pontos.

*Os índices são prévios e referentes ao Ibope na Grande São Paulo e podem sofrer alterações no consolidado. Vale lembrar que cada ponto no Ibope representa cerca de 55,5 mil domicílios na capital paulista, dados que servem como referência para o mercado publicitário.

Chamas da Vida rompe a barreira dos 30 pontos em Fortaleza


A aceitação de Chamas da Vida pelos telespectadores de Fortaleza segue em alta segundo os últimos índices divulgados.

Enquanto Carolina, de Juliana Silveira, expulsava Vilma, interpretada por Lucinha Lins, aos gritos e chamando-a de assassina na última terça, a TV Cidade, afiliada da Record ultrapassava a barreira dos 30 pontos, revezando a liderança com a Globo.


Na média geral, a novela de Cristianne Fridman obteve 27 pontos de média com picos de 31. A Globo também conseguiu a mesma marca e o SBT ficou em terceiro, com apenas 6 pontos.

A Favorita: Saiba qual será o final de Flora


Em A Favorita , Flora (Patrícia Pillar) sofrerá bastante em seus momentos finais. De acordo com a publicação do jornal O Dia desta quinta-feira (8), a vilã amargará dias sofríveis na prisão.

Mas antes, ainda no capítulo final, Lara (Mariana Ximenes) irá atirar em Flora. Segundo a mesma publicação, Flora descobrirá que Donatela (Cláudia Raia) e Zé Bob (Carmo Della Vechia) vão passar a lua-de-mel em uma casa no Guarujá. Completamente perturbada, Flora irá até lá e ao bater de frente com Donatela dirá: "Não posso deixar você sozinha, tenho que cuidar de você minha irmãzinha".

Donatela, apavorada, pede para Flora ir embora. Enquanto isso, Irene (Glória Menezes), Lara e Silveirinha (Ary Fountoura) seguem para o Guarujá quando ficam sabendo que a vilã descobriu o paradeiro dos noivos.

Na casa, Flora ameaça Donatela com uma arma: "Você não tem coragem de me matar". Zé Bob aparece, puxa Donatela e corre, mas Flora destrava o gatilho e atira, atingindo o jornalista nas costas.

Nesse momento, Lara, Irene e Silveirinha entram na casa e Flora grita: "A cavalaria chegou pra te salvar?". Irene saca uma arma da bolsa, mas é desarmada pela vilã. Lara então puxa o revolver do segurança e atira em Flora, que é acertada no ombro.

Flora acaba sendo presa e na cadeia é massacrada pelas detentas. Ela é recebida com gritos de "assassina, desgraçada, porca, ratazana". Mas ao entrar na cela, Flora reencontra Diva (Giulia Gam) que grita: "Espero que você fique aqui até morrer! Cachorra!".

Ainda na cela, a chefona bate na cara de Flora que cai no chão sangrando cheia de hematomas. Com o passar do tempo Flora se mostra cada vez mais sofrida até que chega uma nova detenta que pergunta seu nome e ela diz: "Donatela".

SESSÃO BEIJO: A Favorita

Malhação da Record


"Mutanteens" é o título provisório da continuação de "Os Mutantes", na Record, possivelmente em novo horário.

A ação se passa numa escola para mutantes – como em "X-Men". Pergunta que ñão quer calar: Será que a novela termina desta vez?

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

VALE A PENA LER DENOVO


Locomotivas foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo em 1977, contou com 167 capítulos. Foi escrita por Cassiano Gabus Mendes, tendo sido a primeira novela em cores de seu horário. A novela foi reprisada às 13h30 entre 17/01 e 19/09/1978. E também às 18h entre 17/11/1986 e 14/02/1987, entre as novelas Sinhá Moça e Direito de Amar. E num compacto de uma hora e meia em 25/03/1980, como atração do Festival 15 Anos (apresentação de Eva Todor).

Sinopse
A ex-vedete Kiki Blanche (nome artístico de Maria Josefina Cabral), seu salão de beleza, sua filha Milena e os filhos adotivos - Paulo, Renata, Fernanda e a pequena Regina - conduzem a história de encontros, desencontros e namoricos. A situação complica-se quando Fernanda apaixona-se por Fábio, o mesmo homem que Milena ama. O clímax da história ocorre quando Milena revela-se mãe de Fernanda.

É também a narração dos problemas de Netinho, que não percebe o amor altruísta da vizinha solteirona, Celeste, e não consegue se libertar do cerco armado pela mãe dele, Margarida, que não aceita seu relacionamento com a jovem Patrícia, filha do rico empresário Sérgio Mello.

Em outro núcleo estão o português Machadinho e seu namoro com Gracinha, abalado pelas intrigas da falsa amiga Lurdinha.


Elenco
Aracy Balabanian - Milena Cabral
Walmor Chagas - Fábio
Lucélia Santos - Fernanda Cabral
Eva Todor - Kiki Blanche (Maria Josefina Cabral)
Dênis Carvalho - Netinho
Ilka Soares - Celeste
Miriam Pires - Margarida
Elizângela - Patrícia
Monah Delacy - Hetervalda
Rogério Fróes - Sérgio Mello
João Carlos Barroso - Paulo Cabral
Thaís de Andrade - Renata Cabral
Tony Correia - Machadinho
Maria Cristina Nunes - Gracinha
Teresa Sodré - Lurdinha
Eloísa Mafalda - Joana
Isaac Bardavid - Victor
Célia Biar - Sílvia
Hélio Souto - Zé Tião
Lady Francisco - Carla Lambrini
Roberto Pirillo - Cássio
Oswaldo Louzada - Chico Rico
Lídia Yório - Marcelina
Carmem Silva - Adelaide
Suzy Arruda - Mirtes
Gisela Rocha - Regina Cabral
Miriam Fischer - Lia
Josephine Helènne - Zulmira
Carlos Adier - Olavo
Nena Ainhorem - Nair
Vera Paes - empregada de Fábio

Participação especial
Pedro Aguinaga - Marco Aurélio

Review: A Lei e o Crime


A questão sobre um mercado para seriados brasileiros vai muito além de encontrarmos um hit, uma série que seja quase uma unânimidade e desperte em anunciantes, emissoras e telespectadores o desejo de ver mais deste tipo específico de teledramaturgia. A questão é outra: é de encontrar a fórmula para isto, encontrar um jeito genuíno de fazer seriado de televisão no Brasil.

Em 2008, a Fox fez sua tentativa, tentando abrasileirar a fórmula do seriados policiais americanos com 9mm:São Paulo. A Globo seguiu namorando a classe C e D, com sua abordagem leve da vida nas favelas, desta vez visitando Salvador com Ó Paí Ó. Na HBO, Alice apostou em um drama jovem e veio com a boa idéia de criar um vínculo com o telespectador através de uma visão apaixonada da cidade de São Paulo.

Com algum atraso, chegou a vez de Record investir no gênero. Já era hora. Se existe uma chance de se derrubar a hegemonia da Globo, ela se dera através do investimento em novas fórmulas e não em emular o comportamento de emissora líder (ou em telenovelas com super-heróis).

Assim como as séries acima, A Lei e o Crime tem suas carências e tem seus méritos. Mas o mais importante é que ela tem uma proposta, tem um caminho e o caminho é autêntico.

A Lei e o Crime se propõe um seriado diferenciado. Mais que um típico drama policial, que quer mostrar através de uma série de personagens os múltiplos lados (e as motivações) do confronto entre polícia e crime organizado. A fórmula remete a alguns shows americanos diferenciados, como Line of Fire e Brotherhood e mesmo Família Soprano (sem o charme da máfia).

Num primeiro momento vai parecer ousado o fato de não termos mocinhos ou bandidos – o que poderá ser o fracasso da série, uma vez que não permite muito espaço para o telespectador se identificar.

Mas grande sacada do roteiro de Marcílio Moraes, no entanto, não é a tentativa de fugir do maniqueísmo típico do gênero ou a opção por um ponto de vista diferenciado para abordar a criminalidade. A sacada é que A Lei e o Crime tem uma narrativa de telenovela.

A diferença para as telenovelas vem na segunda fase da produção – nas locações, na direção de arte, na fotografia e na direção esperta de Alexandre Avancini. Aqui a série me fisgou. Há um ponto do episódio que não importa mais se o roteiro é estúpido – o motivo banal para Nando (Ângelo Paes Leme) matar o sogro, a vingança desmedida de Romero (Caio Junqueira) ou a forma tosca como o arrastão dos traficantes dá errado. A série enche os olhos, com a iluminação indireta, seus múltiplos cortes, os ângulos diferenciados de câmera, a boa edição.

(E eu ia reclamar do som. Mas depois do péssimo áudio que a estréia da minissérie Maysa apresentou, com cenas quase mudas, sem nenhum som ambiente, ficou mais difícil criticar A Lei e o Crime).

E, claro, temos a favela e os tiroteios. Na pior das hipóteses, A Lei e o Crime valeria a pena pela longa seqüência que mostra Nando assumindo o controle do morro – com direito a granadas da mão, bazucas e assassinato a sangue frio, numa cena que não deve nada as melhores seqüências de The Unit e outras séries de guerra.

Vale a pena assistir ao segundo episódio!

A Favorita: Flora mata Dodi e o enterra no quintal do rancho


A parceria entre Dodi (Murilo Benício) e Flora (Patrícia Pillar) está prestes a acabar de forma trágica nos próximos capítulos de A Favorita. O desgaste da dupla aumentará quando Dodi for expulso da casa de Flora, após ela ter conseguido encontrar todas as cópias do DVD que a incriminavam pela morte de Dr.Salvatore (Walmor Chagas).

Alguns dias depois, o golpista volta à casa da megera para pedir dinheiro, pois já gastou todo o que tinha. Sem nenhuma arma que a preocupe, ela não lhe dá nenhum centavo e os dois começam a discutir na presença de Donatela (Cláudia Raia), que estará executando seu plano, e Silveirinha (Ary Fontoura). Irritado, Dodi ameaça Donatela e Flora a defende, deixando todos surpresos. Aí então os ex-cúmplices pegam suas armas ao mesmo tempo. Flora consegue ser mais rápida e atinge Dodi, que não resiste e morre. Preoucupa da com o que fazer com o corpo do vilão, Flora decide enterrá-lo no quintal do rancho que pertencia à família Fontini.

Caminho das Índias: Estréia dia 19/01

A Lei e o Crime conquista a liderança isolada no Rio de Janeiro


Além da grande estréia que teve em São Paulo, com 17 pontos de média, A Lei e o Crime garantiu ótimos índices de audiência no Rio de Janeiro.

Segundo dados prévios, a série de Marcílio Moraes registrou 23 pontos de média contra 21,5 da Globo, que exibia a estréia da minissérie Maysa e o filme Piratas do Caribe e apenas 5 do SBT, que transmitia a novela Revelação e o jornalístico SBT Realidade.

*Os índices são prévios com possibilidades de alteração para mais ou menos pontos, no consolidado. Na Grande São Paulo, cada ponto representa cerca de 55,5 mil domicílios.

Senhora do Destino será a próxima novela do Vale a Pena Ver de Novo

A próxima novela no Vale a Pena Ver de Novo, que substituirá Mulheres Apaixonadas, será Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva. O Ministério da Justiça já liberou a trama para exibição no horário.

Mesmo assim, segundo a coluna Canal 1, a Globo fez questão de lembrar os temas de grande relevância social abordados na novela. Entre várias colocações, a Globo destacou que a novela focou com precisão assuntos como ética na política, violência contra a mulher, direitos da terceira idade e debate sobre a doença de Alzheimer. E prometeu cortar o que há de inadequado no conteúdo para o horário.

O despacho do Ministério da Justiça para a liberaça de Senhora do Destino foi assinado no dia 23 de dezembro. A novela teve no elenco grandes nomes como Suzana Vieira, José Wilker, Renata Sorrah e Carolina Dieckmann, dentre outros.

Maysa arrebata público e dá recorde de ibope à Globo


Dados preliminares de ibope apontam que a minissérie "Maysa - Quando Fala o Coração", que estreou nesta segunda-feira (5) na Globo, teve sua audiência oscilando entre 29 e 32 pontos de média de audiência, um recorde para uma produção brasileira. A informação é da coluna "Ooops!", do UOL.

Cada ponto equivale a cerca de 60 mil casas que estavam assistindo à obra somente na Grande São Paulo. De acordo com a coluna, esta foi a melhor estreia de uma minissérie da Globo ao menos nesta década.

Em segundo lugar no ibope, durante a exibição da produção da Globo, a Record oscilou entre 14 e 16 pontos. O SBT, com 5 e 6.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Depois de Maysa, Angela Maria


Depois de Maysa, com estréia agora em janeiro, Ângela Maria pode ser o tema da próxima minissérie do Manoel Carlos na Globo.

É um trabalho que ele pretende desenvolver com calma e muito carinho, sempre contando com a parceria de Jayme Monjardim.

EM TEMPO ::: Quer deixar o Manoel Carlos nervoso?! É só perguntar de "Mulheres Apaixonadas", novela dele, com muitos cortes, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo da TV Globo. Ele sai do sério. Jura que não viu e nem vai ver nem um capítulo.

TELETEMA: Chiquinha Gonzaga



EM TEMPO ::: A minissérie volta a ser exibida hoje, 05/01, às 21h30 no Canal Futura.

RELEMBRE OS ACONTECIMENTOS DE 2008


JANEIRO

3: Duas Caras inicia o ano atingindo audiência acima de 45 pontos.
12: Amor e Intrigas atinge recorde negativo de audiência
14: Com participação especial de Tony Ramos, a novela de Aguinaldo Silva atinge média de 49 pontos.
16: É exibido, na RedeTV!, o último episódio do seriado brasileiro Donas de Casa Desesperadas
18:Termina a fracassada novela Amigas e Rivais, no SBT.
21: Morre o ator Luiz Carlos Tourinho, aos 43 anos, vítima de aneurisma cerebral. Ele, que fez sucesso em programas como Sai de Baixo, Sob Nova Direção, e na novela Suave Veneno (1999), estava no elenco de Desejo Proibido.
Estréia a novela argentina LaLola, no SBT. O começo é ótimo, com 11 pontos de média e segundo lugar garantido. Mas em pouco tempo a novela mergulha no fracasso, atingindo até 2 pontos médios. Terminou em junho.
25: Beleza Pura começa a ser divulgada

FEVEREIRO

1: Morre o empresário de circo Beto Carrero, que fez a novela A História de Ana Raio e Zé Trovão
6: Caminhos do Coração faz história na Record. Nesse dia, com 21 pontos de média, alcança a liderança isolada, na frente da Globo, que exibia futebol.
8: Surto de dengue no Rio de Janeiro atinge famosos. Miguel Falabella é um deles.
Ana Paula Arósio é confirmada como protagonista de Ciranda de Pedra.
15: Termina a novela Sete Pecados, com considerável audiência de 39 pontos.
18: Estréia a novela Beleza Pura, com 32 pontos.
Ainda na Globo, foi lançada a minissérie Queridos Amigos, de Maria Adelaide Amaral, estreando com 23 pontos.
25: Estréia da microssérie Poeira em Alto Mar, com Renato Aragão. Contou com cinco capítulos. Último trabalho de Rodrigo Faro na Globo.
27: É divulgada Juízo Final, a substituta de Duas Caras.

MARÇO

3: Estréia a reprise mexicana de O Privilégio de Amar, no SBT. Esteve em paralelo com os dois últimos capítulos de Maria do Bairro, que emplacou picos de 11 pontos na ocasião.
6: Caminhos do Coração está a confirmar a segunda temporada.
8: Beleza Pura registra menos audiência que Desejo Proibido.
9: Confirmada nova reprise do Vale a Pena Ver de Novo. Cabocla substitui Coração de Estudante.
11: Band anuncia oficialmente Água na Boca para maio.
12: Passado a baixa audiência, Amor e Intrigas bate recorde de audiência: 17,5 pontos.
15: Regina Duarte está escalada para Três Irmãs.
19: Juízo Final vira A Favorita.
22: Taís Araújo e Lázaro Ramos se separam.
27: Marcio Garcia não renova na Record e se manda para a Globo. Em seu lugar, entra o agora contratado Rodrigo Faro.
28: Termina a minissérie Queridos Amigos, com satisfatória audiência de 28 pontos.

ABRIL

1: Início dos seriados globais, com Toma Lá Dá Cá, A Grande Família, Casos e Acasos, Dicas de um Sedutor e Faça Sua História.
3: Afastada da teledramaturgia, Maitê Proença retorna à TV para Três Irmãs.
4: Termina a reprise de Coração de Estudante, com alta audiência de 25 pontos.
7: Reestréia a novela Cabocla, de 2004. Marca apenas 14 pontos, na pior estréia de reprise em sete anos.
9: Confirmada a segunda temporada de Caminhos do Coração, agora com a alcunha de Os Mutantes.
15: Record anuncia Chamas da Vida para o segundo semestre.
19: SBT começa a divulgar Revelação para estrear logo. Mas ela foi totalmente retardada, estreando de vez só em dezembro.
30: Caminhos do Coração continua a incomodar assustadoramente a Globo.

MAIO

2: Termina a novela Desejo Proibido, com 33 pontos. Sua média foi muito baixa contando todos os capítulos: 24 pontos.
5: Estréia as 18hs a novela Ciranda de Pedra, de Alcides Nogueira, com 25 pontos.
12: Dia importante na Band. Estréia Água na Boca, termina Dance Dance Dance.
14: Rolam indícios de que o megasucesso Roque Santeiro seria adaptada para o cinema nacional.
17: Confirmado os momentos finais de Duas Caras. Principalmente porque o último capítulo seria exibido num sábado, e sem reprise.
18: SBT quer reprisar antigo sucesso de outra emissora.
22: Jussara Freire entra para o elenco de Chamas da Vida.
29: Duas Caras atinge 51 pontos de média, na maior audiência de 2008.
31: Em pleno sábado, termina a novela de Aguinaldo Silva, com média de 47 pontos. O capítulo é marcado por múltiplos casamentos, surpresas e a vingança de Maria Paula (Marjories Estiano) sobre Marconi Ferraço (Dalton Vigh), fora do Brasil.

JUNHO

2: O dia mais incrível do ano. Em combate, estréia de A Favorita e final de Caminhos do Coração. Esta conseguiu o feito de ofuscar a estréia global, com 23 pontos cravados. A Favorita estreou com apenas 35, na pior estréia do horário nobre.
3: No dia seguinte, novas emoções e momentos marcantes. Estréia a segunda temporada de Caminhos do Coração, Os Mutantes, e ela atinge incríveis 24 pontos, ficando a onze de A Favorita. Foram esses os momentos que badalaram 2008.
5: Angélica é convidada para estrelar Negócio da China. O convite foi recusado e, futuramente, Flávia Alessandra abriria a mão.
9: SBT surpreende e estréia a reprise de Pantanal, badalado sucesso da Manchete.
11: A Favorita registra audiência menor que a final da Copa do Brasil, entre Sport Recife e Corinthians.
16: Pantanal começa a aumentar audiência do SBT.
19: Revelação permanece adiada à sua estréia.
20: Morre o ator André Valli.
22: Dedé Santana retorna à Globo para A Turma do Didi.
26: Os Mutantes segue com audiência em alta, e Amor e Intrigas também surpreende, mas paralela a reprise de Pantanal, perde a chance de bater recordes no final.
30: Ao mesmo tempo que O Privilégio de Amar termina, SBT rompe parceria com a Televisa.

JULHO

4: Estréia o seriado Guerra e Paz.
8: Estréia a novela Chamas da Vida, na Record, com ótima audiência de 19 pontos.
Grazzi Massafera é escolhida a protagonista de Negócio da China.
10: Começa a curta-temporada do musical global Por Toda Minha Vida, feita toda em julho, por três quintas-feiras. O primeiro narra a homenagem ao grupo Mamonas Assassinas. Apesar do horário tardio, rendeu grande audiência de 26 pontos.
17: Especial de Dolores Duran baixa para metade a audiência de Por Toda Minha Vida.
19: Morte mais sentida do ano. Aos 101 anos, Dercy Gonçalves partiu para o andar de cima.
21: Morre o diretor Geraldo Casé.
22: Termina a novela Amor e Intrigas, com média de 18 pontos.
24: Especial de Chacrinha rende 22 pontos.
29: Pantanal bate 16 pontos de média.

AGOSTO

2: Bruno Gagliasso está no elenco de Caminho das Índias, a nova das oito.
4: Prova de Amor retorna na Record para fazer sucesso, mas não emplaca.
5: Capítulo bombástico alavanca A Favorita. Nele, é revelado que Flora (Patrícia Pillar) é a verdadeira assassina da trama, causando impactante surpresa. A novela atinge 46 pontos de média.
10: Depois de curto retorno à Globo, Carla Regina volta à Record para Os Mutantes.
15: Três Irmãs começa a ser divulgada.
20: Vai ao ar um último capítulo especial e inédito da minissérie Chiquinha Gonzaga no Canal Futura.
22:Os Mutantes e Chamas da Vida vêem desgaste em suas audiências.
27: Finalmente, depois de muita indecisão, Mulheres Apaixonadas é escalada para substituir Cabocla, na semana seguinte.
29: Termina Cabocla, com 21 pontos. Record confirma oficialmente acordo com a Televisa.

SETEMBRO

1: Mulheres Apaixonadas volta com a tradição de novelas das 8 no Vale a Pena Ver de Novo, com 16 pontos.
2: A Favorita volta a enfrentar problemas com audiência.
4: Morre o ator Fernando Torres.
8: Beleza Pura apresenta números decepcionantes na última semana.
12: A novela de Andrea Maltarolli termina, com 33 pontos.
15: Estréia de Três Irmãs surpreende, com 33 pontos.
23: SBT comemora sucesso de Pantanal.
26: Band ameaça demitir funcionários, o que se concretiza no fim do ano, a ponto de suspender produção de teledramaturgia.

OUTUBRO

3: Termina a fracassada Ciranda de Pedra, com 22 pontos de média. O capítulo final deu 28.
6: Negócio da China estréia atingindo 30 pontos, para a alegria dos executivos globais.
8: Confronto noturno entre Pantanal e Chamas da Vida emociona, com sérios empates técnicos.
12: Elenco de Caminho das Índias está sendo concluído.
15: Na segunda semana, Negócio da China mostra recordes negativos. Nesse dia, bateu em 16 pontos.
18: Estréia de Revelação, programada para outubro, é adiada de novo.
22: Três Irmãs passa a decepcionar na audiência, marcando até 19 pontos num sábado.
28: Pantanal volta a bater 16 pontos e A Favorita recupera prestígio.
31: Estréia a série curta Ó Paí Ó, com bons índices de 24 pontos.

NOVEMBRO

3: Paraíso é confirmada como substituta de Negócio da China, que será encurtada.
5: Band encerra definitivamente suas produções dramatúrgicas.
8: Walcyr Carrasco confirma escritura de sua nova novela Caras e Bocas, que terá um macaco protagonista.
12: Chamas da Vida volta a marcar 19 pontos depois de sua estréia.
13: Para encerrar um problemático 2008, com "problemas de saúde", Fábio Assunção deixa Negócio da China, da qual era protagonista, para se tratar. Thiago Lacerda o substitui.
19: Malhação confirma protagonista negro para temporada 2009.
20: Morre o ator Fábio Junqueira.
25: SBT confirma definitivamente Revelação para dezembro.

DEZEMBRO

2: Flávia Alessandra e Malvino Salvador são confirmados protagonistas para nova novela das sete.
7: Record confirma uma terceira temporada de Os Mutantes - Caminhos do Coração. A novela está em rejeição na audiência.
8: Finalmente, estréia no SBT a novela Revelação, de Íris Abravanel, após uma espera de 8 meses. A estréia marca 9 pontos. A Favorita atinge recorde de audiência: 48 pontos.
9: Globo estréia a microssérie Capitu, em cinco capítulos. Rende meros 15 pontos de média.
12: Termina a novela Água na Boca, com média de 2 pontos.
15: Band estréia Uma Escolinha Muito Louca, triplicando a audiência deixada pela novela anterior.
19: Caminho das Índias começa a ser divulgada.
Ocorrem nesta semana os finais dos seriados globais, procedidos em seguida pelos tradicionais especiais de fim de ano.
23: Thiago Lacerda não entra mais em Negócio da China, "a pedido da Globo". Globo estréia o especial O Natal do Menino Imperador e Nada Fofa.
29: Record estréia o especial 200 anos de história - com histórias de Machado de Assis e Guimarães Rosa. Rende meros 5 pontos de média.
24: Começam os indícios da próxima reprise da Globo. Senhora do Destino é a primeira grande candidata.
30: Globo estréia o especial Alice.

A Favorita: saiba quem é o pai do filho de Céu


Finalmente o nome do pai do bebê que Céu (DeboraH Secco) espera será revelado. Não é Cassiano (Thiago Rodrigues), como todos acreditam. O pai é mesmo Halley, personagem de Cauã Reymond.

Segundo a colunista Patrícia Kogut, o filho de Céu irá nascer no último capítulo da novela A Favorita.

Além disso, ela terminará ao lado de Orlandinho (Iran Malfitano). Eles serão felizes para sempre.

Maysa: Segundo casamento de André choca Maysa


Maysa não agüentou a pressão de ser uma senhora da sociedade, como queria André e, por isso, se divorciou do Matarazzo.

Seu sonho era ser uma mulher independente, dona do próprio nariz e capaz de controlar a própria vida. Porém, como ela mesma compôs: “adeus é uma palavra corriqueira, que se diz a semana inteira”. O problema é quando o adeus tem outro gosto, que só causa desgosto.

Apesar de separada, Maysa ainda mantinha sentimentos por André. O empresário estava sempre presente nos outros relacionamentos por meio de lembranças. Por isso, quando soube que o ex-marido era, definitivamente, ex, a cantora ficou abalada.

A notícia de que havia uma nova senhora Matarazzo não a agradou. O fato lhe foi comunicado por um repórter, que forçava perguntas sobre a vida pessoal da diva da música brasileira.

“Dizem que você está infeliz porque seu ex-marido vai se casar outra vez”, afirma o jornalista, para choque da entrevistada, que tenta disfarçar o baque desdenhando da informação.

“Tudo que posso dizer é que desejo que ele seja feliz. Tchau”, diz Maysa.

A notícia, porém, teve conseqüências imediatas. O que a protagonista fez logo após saber do casamento de André você fica sabendo a partir do dia 8 de janeiro.

Caminho das Índias: Anjo do mal


Sílvia (Débora Bloch) é um mulher realizada: casamento feliz com Raul (Alexandre Borges), filha criada (Julia, interpretada por Vitória Frate), vida estável. Um dia, reencontra Yvone (Letícia Sabatella), sua amiga de adolescência. O que parecia ser uma agradável surpresa da vida, vira pesadelo. A maldade, às vezes, tem cara de anjo. Neste caso, o mal tem a cara de Yvone.

Caminho das Índias: Ilana gosta é de dinheiro


Ana Beatriz Nogueira vai aparecer com um visual bem diferente em Caminho das Índias. Com os cabelos curtos e loiros, a atriz vai interpretar Ilana, uma mulher esperta e prática, do tipo acredita que dinheiro compra tudo. Casada com César (Antônio Calloni), ela se prepara para inaugurar um centro de estética, onde espera faturar uma boa grana, é claro…

Negócio da China: Celeste e Antonella se encontram no Parque das Nações


Para conversar com Edmar e Maralanis sobre o processo de guarda de Edmarzinho, Antonella decide ir ao Rio de Janeiro. Qual não é a surpresa da advogada ao chegar ao Parque das Nações e encontrar ninguém mais, ninguém menos, que Celeste, ex-noiva de Diego.

Durante uma rápida conversa, Antonella confessa que não entende por que Celeste abriu mão de um homem tão correto. A modelo explica que escolheu agarrar com unhas e dentes a oportunidade de se tornar independente e acabou perdendo o amor de sua vida. A advogada diz que espera que Diego e Celeste possam se tornar amigos quando não houver mais mágoa entre eles. No entanto, Celeste afirma que ainda ama o ex-noivo e, por isso, nunca poderá ser apenas sua amiga. Fique ligado, cena é prevista para ir ao ar na próxima quinta-feira (08/01).

Negócio da China: Luli Maria é apontada como suspeita de assassinato


É mais um dia normal na loja Rosa Graxa quando Luli, Edilza, Lucivone e Aldira são interrompidas por Heraldinho, que traz uma triste notícia: Padre Heleno foi assassinado. Conforme noticiado no jornal local, o religioso teve o pescoço quebrado, provavelmente por lutadores profissionais. A novidade parece abalar profundamente Edilza, que pede licença para não demonstrar seu sofrimento na frente das amigas.

Mal Edilza sai da sala, Heraldinho e Lucivone contam a Luli que, na paróquia, a jovem nunca foi vista com bons olhos pelas beatas. Mas Luli nem quer saber desses mexericos e garante que Lucivone está apenas com ciúmes da atenção que o padre dava a jovem beata.

O que Luli não imaginava é que seria levantada como principal suspeita do crime! Um detetive vai à procura da proprietária da Rosa Graxa, revelando que um chaveiro de sua loja foi encontrado na cena do crime. O detetive interroga todas as funcionárias da loja, questionando qual o nível de intimidade que todas tinham com o padre. Como ninguém responde positivamente à pergunta, Luli, por ser a proprietária, permanece como principal suspeita do crime... E agora, como ela vai se sair dessa?

As cenas estão previstas para ir ao ar na próxima quarta-feira (07/01).

SESSÃO HUMOR: Sai de Baixo

A Favorita: Flora manda capangas a busca de Donatela


A descoberta de que Donatela (Cláudia Raia) está viva mexerá completamente com os planos de Flora (Patrícia Pillar) nos últimos capítulos de A Favorita.

A mocinha irá acabar indo para o sítio de Augusto César (José Mayer) junto com Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), por acharem que o local é seguro. Horas depois, Flora descobre o paradeiro da rival e ordena que Pimentel siga com seus outros capangas em busca dela. Preocupado com a movimentação estranha, Shiva (Miguel Rômulo) avisa ao casal que o sítio pode estar sendo invadido. Então, Donatela e Zé Bob dão um jeito de fugir pelos fundos e seguem até um quarto nos fundos da redação de O Paulistano. Lá, o jornalista sugere que a amada deixe o país por algum tempo.

Silvio Santos dá sinal verde para serem editadas fitas da novela Ana Raio e Zé Trovão


Hoje Silvio Santos voltou ao batente no SBT. Algumas de suas prioridades, de acordo com o colunista Endrigo Annyston, do NaTelinha, são o programa Olha Você e a possível substituta de Pantanal, que termina no próximo dia 13.

Silvio Santos está preocupado com a média-dia da emissora, que pode cair após o fim da trama da extinta Manchete. Pensando nisso, Silvio Santos realmente deu sinal verde para que fossem editadas e trabalhadas as fitas de A História de Ana Raio e Zé Trovão para ser re-exibida.

O SBT comprou a novela de José Paulo Vallone, o mesmo que vendeu as fitas de Pantanal.

A História

Ana de Nazaré, ainda criança, mora numa fazenda no Rio Grande do Sul com o pai e aos treze anos é estuprada por Canjerê. Ana fica grávida e dá a luz a uma menina a quem dá o nome de Maria Lua, e que acaba sendo raptada pelo pai.

Treze anos se passam e Ana de Nazaré transformou-se em Ana Raio, uma afamada peoa de uma companhia de rodeios que procura a filha que lhe foi tirada dos braços após o nascimento, enquanto corre o país com sua caravana. Ao lado de Ana está João Riso, apaixonado por ela e que faz de tudo para agradá-la e ajudá-la a encontrar a filha.

Um dia a caravana de Ana Raio cruza com outra caravana importante, a de Dolores Estrada, cuja a maior atração é o peão Zé Trovão, um rapaz que desconhece seu passado. Entre rodeios, feiras e viagens pelo Brasil, a história de amor entre Ana Raio e Zé Trovão se consolida.

A Favorita: saiba qual será o final de Leo, ex-marido de Catarina


As maldades de Leo (Jackson Antunes) finalmente irão acabar nos próximos capítulos de A Favorita.

Após perder seu emprego e sua mulher Catarina (Lilia Cabral) - e ter sido rejeitado por ela em diversas outras tentativas de reconciliação - o ex-operário tentará ao menos acabar com sua fama de impotente. Para isso, ele irá agarrar Stela (Paula Burlamaqui) em uma estrada deserta nos arredores de Triunfo e tentará estuprá-la.

Sem sucesso, Leo volta à cidade e é preso, pois a empresária foi à delegacia e registrou uma queixa. E é atrás das grades que Leo ficará até o final da trama.

Sobe os índices de audiência da novela Prova de Amor


A novela exibida nos fim de tarde na Record consolidou o segundo lugar isolado na última sexta-feira, dia 2 de janeiro.

Prova de Amor ficou com 6 pontos de média, 7 de pico e 12% de share, na faixa das 16h44 às 18h00. A novela tem autoria de Tiago Santiago e direção de Alexandre Avancini.

A Favorita: Donatela e Flora se reencontram em um teatro em ruínas


O império que Flora (Patrícia Pillar) acredita comandar começará a mostrar sinais de fraqueza com a descoberta de que Donatela (Cláudia Raia) está viva. A vilã irá marcar um jantar de reconciliação com Silveirinha (Ary Fontoura), que a mando da mocinha havia ameaçado deixar o rancho após tantas humilhações. Quando os dois chegam ao restaurante, a megera se depara com uma mulher parecida com a rival e decide segui-la.

Com seu plano funcionando como o planejado, Donatela leva Flora até um teatro em ruínas e começa a debater com ela. No princípio, a megera acredita estar diante de um fantasma e se ajoelha pedindo perdão a Donatela. Em seguida, Flora descobre a farsa montada por ela e a ameaça ligar para a polícia. Alguns minutos depois, Zé Bob intervém e leva a amada consigo, antes que a golpista possa fazer algo.

Atônita, Flora conta a novidade para Silveirinha, que finge espanto e vê que seu plano deu certo. Então, a ex-cantora sertaneja confessa que terá que provar que Donatela está viva antes de fazer a denúncia, mas sem saída, acaba o fazendo sem tal certeza. Na delegacia, o delegado afirma que terá que exumar o corpo enterrado para saber se a afirmação é verídica. As cenas vão ao ar no capítulo desta terça-feira, dia 6 de Janeiro.

SESSÃO BRIGAS: Mulheres Apaixonadas

Três Irmãs: Virgínia anuncia que tem pouco tempo de vida


O mal estar que Virgínia (Ana Rosa) teve ainda renderá muitos problemas à família Jequitibá nos próximos capítulos de Três Irmãs.

Após pedir para que Alma (Giovanna Antonelli) liderasse a luta contra os que querem acabar com a Praia Azul, a dona de casa começa a passar mal quando está perto de Lázaro (José Wilker), deixando as filhas ainda mais preocupadas. Para que o pior não aconteça, Suzana (Carolina Dieckmann) expulsa o rapaz da cidade mesmo contra os pedidos da mãe.

Por fim, Virgínia reúne as três irmãs para fazer uma revelação. Quando consegue reuni-las, ela anuncia que tem pouco tempo de vida e pede para que Alma seja a líder da família. As cenas estão previstas para irem ao ar na próxima semana.

Cabala na próxima novela das 19h

“Caras e bocas”, nova novela de Walcyr Carrasco, terá um núcleo de personagens judeus ortodoxos, com seus hábitos e suas peças. A mãe, Esther, será vivida pela atriz Ana Lúcia Torre, e o filho, Benjamin, por Sidney Sampaio. A trama, que substituirá “Três irmãs” no horário das 19h, ainda abordará os fundamentos da cabala. A direção será de Jorge Fernando.

Mais Capitu


O DVD de “Capitu”, obra de Luiz Fernando Carvalho, terá 15 minutos a mais de história. Alguns capítulos ficaram grandes e tiveram de ser encurtados no ar.

A Favorita: Flora tenta matar Donatela, mas as balas serão de festim


O golpe de Donatela (Claudia Raia) para acabar com Flora (Patricia Pillar), em "A favorita", terá como ponto alto um show que ela organizará para a volta da dupla sertaneja que um dia elas formaram. Aproveitando que Flora está cada vez mais atordoada, Donatela inventará que as duas farão um espetáculo. Elas vão ensaiar, providenciarão figurino e irão até o teatro onde o espetáculo acontecerá. Só que, segundos antes de as cortinas serem abertas, Donatela dirá a Flora que não quer mais cantar. Vendo que Donatela não vai mudar de ideia, a vilã puxará uma arma e a obrigará a se apresentar. Donatela dirá que não e vai mandar Flora atirar nela. Só que a munição já estará devidamente trocada por Silveirinha (Ary Fontoura) por balas de festim. A essa altura, o mordomo já terá avisado à polícia que Flora matou Dodi (Murilo Benício) e enterrou seu corpo nos fundos do rancho. Ele falará também sobre o show de mentirinha armado por Donatela.

SBT transfere "Revelação" para o horário de "Pantanal"


Se você acompanha a novela do SBT Revelação, fique de olho porque terá mudança na grade da emissora!

A partir do 14 deste mês, o folhetim será exibido no horário no qual era passado a reprise de Pantanal. Isso porque o último capítulo desta trama será transmitido no dia 13, terça-feira.

De acordo com o jornal Agora, a mudança agradou Íris Abravanel, autora de Revelação. A esposa de Silvio Santos acredita que assim conseguirá atrair o público que acompanhava Pantanal para sua novela.

Nesta sexta (02), a trama marcou 5 pontos e ficou atrás da RedeTV!, que exibia a reprise do "Pânico na TV!".

SESSÃO ABERTURA: Paraíso

Globo recebe três sinopses para a substituta de "Caminho das Índias"


Caminho das Índias nem estreou e a Globo já tem em mãos três sinopses para a sua substituta.

Segundo a coluna Canal 1, Manoel Carlos - que vem agora com a minissérie Maisa -, Silvio de Abreu e Gilberto Braga já prepararam a idéia da novela e agora aguardam uma resposta da direção da emissora para poderem dar início à história.

Veja as médias das novelas na semana de ano novo


O site "O Planeta TV!" informou o desempenho das novelas entre os dias 29/12 e 03/01. De acordo com os números preliminares, a semana que corresponde ao feriado prolongado de ano novo, as novelas registram queda em seus índices. Veja os números referentes à pesquisa do Ibope, em São Paulo. Cada ponto representa cerca de 55,5 mil domicílios, dados que servem como referência para o mercado publicitário.

A Favorita: 39 pontos

Três Irmãs: 22 pontos

Negócio da China: 19 pontos

Malhação: 19 pontos

Mulheres Apaixonadas: 16 pontos

Os Mutantes: 10 pontos

Chamas da Vida: 11 pontos

Revelação: 5 pontos

Pantanal: 11 pontos

De acordo com os dados apresentados no gráfico, observa-se que a novela "Três Irmãs" segue apresentando uma audiência crítica e mantêm a pior média para o horário. No SBT, "Revelação" não consegue manter a metade da audiência de "Pantanal". A atual reprise da trama de Benedito Ruy Barbosa, mais uma vez, apresenta uma audiência superior a de "Os Mutantes", da Record.

*O gráfico apresenta médias com base nos números prévios entre os dias 29/12 e 03/01.

Record estréia o seriado "A Lei e O Crime"


André Ramiro e Caio Junqueira, os policiais Matias e Neto do filme 'Tropa de Elite', estão prontos para dividir a cena novamente. Dessa vez, porém, em lados opostos.

Na série 'A Lei e o Crime', da Record, Junqueira será um policial civil corrupto e defensor de milícias, enquanto Ramiro faz um traficante agressivo e debochado. Bem distante da imagem que ficou vinculada a eles com o sucesso de 'Tropa'.

Previsto para ir ao ar a partir desta segunda (05/01), o programa de 16 capítulos empolga e desafia a dupla. "Para um ator, este é o melhor dos mundos. Meu personagem é o oposto do Matias, gerente do tráfico, agressivo, cheio de ouro", descreve Ramiro, que interpreta o bandidão Tião Meleca.

O personagem de Junqueira, apesar de policial, não é melhor que o dele. "Vivo Romero, que representa o lado mais horrível da polícia: é preconceituoso, defensor de milícias, corrupto...", enumera.

Escrita por Marcílio Moraes e dirigida por Alexandre Avancini, 'A Lei e o Crime' foi planejada para ser apenas um especial de fim de ano. Mas a Record decidiu investir e estender para 16 capítulos.

O ponto de partida foi a novela 'Vidas Opostas', também de Marcílio, que a emissora levou ao ar entre novembro de 2006 e agosto de 2007 e muitas vezes surpreendeu o público pela crueza das cenas. O autor, no entanto, diz que a série tem luz própria. "Escolhi ficar na fronteira entre a lei e o crime", brinca.Caio completa: "A série traz para a televisão o que o carioca vivencia na pele, essas relações confusas entre milícia, polícia e tráfico".

Ramiro não vê semelhanças do seriado com 'Tropa'. "Embora os dois falem de violência, são bem distintos", acredita ele, que ressalta. "O programa leva a linguagem do morro e do asfalto e a discute a violência de maneira nova".

Delegada no comando

O ponto de vista da série, porém, é de Francisca Queiroz, intérprete da delegada Catarina, que presencia a morte do pai pelo bandido Nando (Ângelo Paes Leme). Ao contrário de Romero, que persegue Nando por vingança, ela não cruza a fronteira da lei. "Ela chefia o Romero e não confia nele. Vai entrar em conflito com os milicianos", conta Francisca.

Por chefiar homens e ser ética, a delegada vai sofrer. "Embora Catarina tenha razões para matar Nando, o grande vilão da história, ela se apega à lei", diz Marcílio.

Estréia nesta segunda, às 23h15, após "Chamas da Vida", na Record.

E agora? Pantanal termina no dia 13 de janeiro


Está marcado para o dia 13 de janeiro, uma terça-feira, a exibição do último capítulo da novela Pantanal. A trama, que deixou o SBT por vários dias em segundo lugar, chegando até a atingir a liderança por alguns minutos, sai do ar deixando um saldo muito positivo para a emissora. Foram 6 meses de audiência em alta, o que colaborou para o crescimento do SBT nos últimos meses.

O que vai ser do SBT sem a novela Pantanal? , não quero nem ver...

"Maysa" resgata a vida e a obra da polêmica cantora e compositora


Há dez anos, Jayme Monjardim sonha em produzir uma minissérie para homenagear sua mãe: a cantora e compositora Maysa, morta há 31 anos em um acidente de carro na ponte Rio-Niterói.

Apesar de o sonho ser antigo, até o ano passado, o diretor ainda não havia encontrado alguém para dividir com ele a delicada tarefa de resgatar a vida e a trajetória artística da mãe. "Ainda fazíamos ´Páginas da Vida' quando o Jayme me falou sobre o sonho de realizar um trabalho sobre a Maysa. E me perguntou se aceitaria escrever a minissérie. O convite me comoveu e envaideceu. Era irrecusável", lembra Manoel Carlos, autor de "Maysa - Quando Fala O Coração", minissérie de nove capítulos que a Globo estreia nesta segunda.

Para contar a história de Maysa - cheia de amor, conflitos, sucesso e excessos -, Jayme se cercou de uma série de cuidados. A começar pelo minucioso processo de seleção da atriz que encarnaria a cantora. "Tinha de ser uma grande atriz. Senão não teria como fazer a minissérie. E a Larissa é muito interessante porque veio sem vícios e livre para viver a Maysa de forma profundamente intensa", conta Jayme, referindo-se à gaúcha Larissa Maciel, que foi escolhida entre 500 jovens atrizes para interpretar a cantora e compositora.

Misturando ficção com imagens de arquivo, a minissérie vai mostrar seis fases de vida de Maysa, dos 15 aos 40 anos. Do casamento com o bilionário André Matarazzo, vivido por Eduardo Semerjian, aos 17 anos, passando pela época em que teve seu talento musical descoberto, até o tumultuado "affair" com Ronaldo Bôscoli, de Mateus Solano, tudo será abordado na minissérie.

"Faço uma Maysa diferente em cada uma dessas fases. Até porque, a minissérie não é contada em ordem cronológica. Ela vai e volta o tempo todo", explica Larissa, que dedicou o ano de 2008 exclusivamente à composição de Maysa. "Me permiti mergulhar fundo na vida dela. Foi um trabalho muito meticuloso, cuidadoso e profundo", acrescenta ela.

Como se não bastasse ter de lidar com a forte emoção de ver, a todo momento, a mãe "reencarnada" - com a ajuda do caracterizador Fernando Torquatto e das figurinistas Marília Carneiro e Lúcia Dadário -, Jayme teve de se equilibrar muito na hora de dirigir. É que seus dois filhos, André Matarazzo, de 10 anos, e Jayme Matarazzo, de 22, fizeram parte do elenco da produção. "A idéia de colocar os dois para me interpretar foi do Manoel Carlos. No início, fiquei muito reticente, mas mudei de idéia quando vi o resultado dos testes deles", confessa Jayme.



Com o custo de R$ 1 milhão por capítulo - ao todo, a produção teve um orçamento de R$ 9 milhões, "Maysa - Quando Fala O Coração" foi gravada de agosto a outubro de 2008. Para ser o mais fiel possível à biografia da cantora, a equipe de cenografia optou por filmar 90% das cenas em locações externas, em edifícios históricos que retratam a alta sociedade dos anos 50, 60 e 70. Entre as locações que vão dar o ar da graça na minissérie, estão o Palácio Laranjeiras, o Copacabana Palace, o Hotel Glória e a Casa Julieta de Serpa, entre outros prédios históricos do Rio de Janeiro. "Dos 34 anos que tenho de Globo, 'Maysa' é o trabalho mais bonito que já fiz. A cena do velório do André Matarazzo, que filmamos no Palácio Laranjeiras, é maravilhosa", derrete-se a diretora de arte Tiza de Oliveira.

Ainda que a minissérie resgate boa parte da vida e da obra de Maysa, alguns momentos da biografia da cantora ficarão de fora. Afinal, Manoel Carlos e Jayme Monjardim optaram por inserir à história apenas os fatos marcantes de sua história. Para resgatar o passado com minúcia de detalhes, Jayme rodou toda a minissérie com câmaras de alta definição e com o luxuoso auxílio do diretor de fotografia Affonso Beato. "Filmamos com uma tecnologia praticamente inédita no mundo.
Acredito que estamos fazendo o futuro da televisão", derrete-se Jayme.

Quem é Quem em "Maysa"

Maysa (Larissa Maciel) - Dona de um talento incontestável, desafiou as regras da sociedade e desfez um casamento bilionário para correr atrás do sonho de cantar. Corajosa e muito intensa, construiu uma carreira de grande sucesso no Brasil e no exterior.

Jayme Monjardim (André Matarazzo/Jayme Matarazzo) - Filho único de Maysa, sofreu um bocado com a ausência da mãe na infância, já que, na ocasião, ela fazia muito sucesso. Depois da morte do pai, passou sete anos em um internato na Espanha. Na volta, rompeu com a mãe e pediu a emancipação aos 15 anos.

André Matarazzo (Eduardo Semerjian) - Homem da alta sociedade paulistana, foi o primeiro marido de Maysa. Quase 20 anos mais velho que ela, era um importante empresário da indústria brasileira. A diferença de idade criou inúmeros conflitos entre o casal, culminando na separação. Juntos, tiveram um único filho: Jayme Monjardim.

Amália Matarazzo (Denise Weinberg) - Mãe de André Matarazzo e sogra de Maysa, era para lá de tradicional e radicalmente contra os anseios artísticos da nora.

Andrea Matarazzo (Rogério Falabella) - Pai de André Matarazzo e sogro de Maysa.

Inah Monjardim (Ângela Dip) - Mãe de Maysa, era de personalidade muito doce. Sempre se preocupava com as idéias vanguardistas da filha.

Alcebíades Monjardim (Nelson Baskerville) - Pai de Maysa, era conhecido como Monja. Boêmio, convivia com muitos artistas e, vira-e-mexe, promovia saraus em sua casa.

Cibidinho (Michael Nix/Luiz Carlos Ayres/Gustavo Trestini) - Irmão de Maysa.

Ana (Priscilla Rozenbaum) - Uma combinação de três secretárias que a cantora teve ao longo de seus 20 anos de carreira.

Ronaldo Bôscoli (Mateus Solano) - Compositor e um dos precursores da Bossa Nova, era um galanteador. Teve um breve e tumultuado romance com Maysa.

Miguel Azana (Pablo Bellini) - Espanhol, conheceu Maysa durante a turnê que a cantora fez na Europa. Casado à época, separou-se da mulher e viveu com Maysa durante quase dez anos.

Gabriela (Melissa Vettore) - Esposa de Miguel Azanza. Quando descobre o caso entre o marido e Maysa se separa.

Carlos Alberto (Marat Descartes) - Famoso ator de televisão, foi um dos últimos namorados de Maysa. Foi ele que a levou a Maricá, cidade que se tornaria um refúgio para a cantora.

Nina (Simone Soares) - Miss Israel, foi a segunda esposa de André Matarazzo.

Marlene (Cristiane Carniato) - Amiga de infância de Maysa.

Beta (Cristine Perón) - Uma das muitas namoradas que passaram pela vida de Ronaldo Bôscoli.